Campeonato Nacional de Navegação 4×4 que tem andado um pouco despercebido no mundo do Todo o Terreno Nacional, volta em força e lança calendário para 2015.

 photo cnn simple_1.jpg

Apresentação
Seguindo a filosofia e experiência dos últimos anos de eventos de navegação/orientação 4×4 realizados em Portugal, a “Lazer Para Todos” com a parceria da Federação Portuguesa de Todo-Terreno e em conjunto com vários co-organizadores propõem para o ano de 2015 um evento turístico amador de navegação: “Campeonato Nacional de Navegação 2015”, composto por seis etapas criteriosamente escolhidas. Sendo a sua dispersão geográfica um dos pressupostos na escolha dos locais para a realização.
Este desafio pretende pôr à prova as capacidades de navegação e condução utilizando um veículo 4×4 (jipe).
O calendário será composto por seis etapas nas seguintes datas (provisórias):

➢CNN Loures 21 Março CLUBE TERRA A TERRA
➢CNN Oleiros 18 Abril TRILHOS DO ESTREITO
➢CNN Fafe 30 Maio NATURJIPE
➢CNN Sobral Mte Agraço 12 Setembro AUGUSTO PORTELA
➢CNN Ponte de Lima 14 Novembro JOSÉ AMORIM
➢CNN Lousã 05 Dezembro KANKURA SALAZAR

Em todas as provas que constituem o “Campeonato Nacional Navegação 2015”, as equipas participantes são constituídas, para além do veículo, por dois elementos, piloto e navegador.

As etapas terão um tempo limite máximo de 7 horas, onde o objectivo é encontrar o maior nº de controlos de passagem (waypoint’s) utilizando para tal todas as técnicas de navegação.

Para comprovar a sua passagem pelos waypoint’s cada equipa terá que reproduzir a fotografia correspondente no road-book fornecido pela organização.

A segurança é maior preocupação da organização, por isso a velocidade máxima permitida é de 80 km/h excepto em locais povoados como aldeias, vilas e outras zonas indicadas pela organização nos quais o limite máximo será de 40km/h.

O conceito não favorece a velocidade nem a utilização de jipes muito preparados mas sim as capacidades de navegação e condução das equipas.

Como alguém escreveu: “Acaba por ser uma das modalidades mais completas do 4X4, percorrem-se durante as provas percursos muito diversos, que vão desde autênticos troços de velocidade até locais e obstáculos dignos do mais duro evento de trial, é por isso acessível a todas as viaturas 4X4, qualquer que seja o seu nível de preparação.”

A organização irá controlar todos os trajectos e possíveis infracções dos participantes através da colocação de um GPS em cada viatura, que permite verificar as velocidades e trajectos efectuados pelos participantes, sendo possível penalizar quem exceder a velocidade máxima permitida, quem circule por vias que sejam interditas e quem causar danos em propriedades.

A “Lazer Para Todos” em conjunto com co-organizadores formam a organização deste evento, em cada etapa serão ainda designados um piloto e um navegador para formar o colégio de comissários.

O século XXI chegou e a tecnologia também, quem não se lembra de ver nas listagens dos extras dos jipes: bússolas, luzes de leitura de mapas e outros, hoje pouco mais de acessórios com pouca utilidade.

Na realidade a navegação 4X4 trata-se de uma actividade onde o gosto pela orientação é fundamental, o navegador tem um papel fundamental e seguramente dele dependerá o resultado da equipa, o piloto terá que fazer aquilo que realmente gosta: conduzir.

Por convicção a organização deixará cada participante escolher como irá fazer a navegação: mapa em papel e bússola, GPS com ou sem cartografia, utilização de PDA ou computador portátil, tudo é permitido e livre, assim cada qual pode utilizar a forma em que se sente mais confortável.

Este tipo de eventos decorre em estrada aberta, o que obriga os participantes a cumprirem escrupulosamente o código da estrada.

A navegação 4X4 não assenta em velocidade, mas sim na destreza de utilizar os meios que tem para encontrar os locais previamente marcado pela organização, haverá vários controlos horários, são waypoint’s que os participantes têm que controlar numa determinada hora atribuída pela organização.

A organização tem seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, que cobrirá os participantes durante o evento, de forma a salvaguarda qualquer incidente que possa surgir, conforme o exigido por lei.

Cada uma das etapas de navegação terá a sua designação própria:
CNN Nome do Concelho/Patrocionador

O logótipo para cada etapa é com abaixo indicado (exemplo):
Depois do sucesso que foi em 2011 o “Portugal Navigation Series”, com 6 etapas integralmente organizadas pela “LPT”, com a participação de 50 equipas, decidimos avançar em 2012 para a organização do Campeonato Nacional em parceria com a Federação Portuguesa De Todo Terreno.

Em 2012 o Campeonato foi uma realidade, com provas em Ericeira, Coimbra, Baião, Sever do Vouga, Lousã e Benedita. Com a participação de 48 equipas provenientes de todo o país.

2013 fica marcado pela “crise” que está implantada em toda a europa e em Portugal em particular, mas mesmo assim o campeonato manteve as 6 provas (Mafra, Benedita, Baião, Sabugal, Lousã e Soure), onde participaram cerca de 35 equipas provenientes de todo o país.

O campeonato contou em 2014 com o patrocínio da Bridgestone e da First Stop, que permitiu alargar a equipa organizativa e oferecer mais e melhores prémios aos participantes.

Manteve o mesmo figurino dos anos anteriores, tendo as provas decorrido em Coruche, Oleiros, Baião, Sobral Monte Agraço, Famalicão e Coimbra.

As expectativas para 2015 são excelentes, o numero de equipas que já confirmaram a sua presença vai aumentar e a qualidade também, pois iremos contar com as quatro ultimas equipas campeãs nacionais e a juntar ainda teremos um leque muito interessante de candidatos à vitória final.

Para a realização do Campeonato Nacional contamos com todas as forças vivas dos concelhos e dos distritos, tais como Autarquias (Câmara Municipal e Juntas de Freguesia), Clubes, Entidades, Empresas ou pessoas singulares.

Queremos por um lado promover os concelhos, as localidades, os usos e costumes, as gentes e as magnificas condições que o país tem para a prática desta modalidade, por outro lado mostrar que o TT não significa danos e estragos na natureza, que se pode conciliar as duas coisas, pois a única coisa que não se pode comprar é a natureza, temos que a preservar.

Em todos os eventos esse é sempre o aspecto que lidámos com maior rigor, por isso organizamos estes eventos desde 2003, tendo sido grandes jornadas de divulgação da modalidade, tendo recebido elogios tanto de participantes como de patrocinadores, colaboradores e autoridades que connosco participaram ou ajudaram à sua realização.

Portugal4x4 Media Partener Oficial do Campeonato.

 photo sempreosuacuteltimos-1.png

Sempre os últimos que em 2014 organizaram um dos melhores se não o melhor passeio turístico do ano, voltam a repetir o feito.

Apesar de terem sido forçados a fechar inscrições, o passeio teve uma aderência fantástica de 200 viaturas participantes, 426 adultos e 24 crianças, levando os inscritos a pensar o pior… filas intermináveis, o que na realidade não se verificou em caso algum.

As inscrições decorreram sem quaisquer percalços, as refeições estavam excelentes com uma sopa da pedra característica da região que fez as delícias de quem a provou… tudo maravilhoso.

A equipa do Portugal4x4 saiu para o percurso ao final de 80 viaturas em pista, não encontrando quaisquer filas ou tempos de espera, num terreno fabuloso em que foi possível apanhar de tudo um pouco, estradões de terra batida, areia, lama, não faltou nada, usufruímos de tudo incluindo um atascanço para não variar.

Um percurso bem marcado onde quase se dispensava o roadbook ou GPS, a organização contava com 60 pessoas no terreno e 7 maquinas pesadas, entre escavadoras e tratores de grande porte.

No final era visível a satisfação dos que chegavam, certamente quando abandonamos o evento ainda não teriam chegado todos dada a deterioração do terreno acreditamos que há quem tenha chegado perto do dia seguinte!

Mais um evento de excelência deixando a organização em maus lençóis para o ano de 2016 em que os 200 carros serão uma pequena parte dos que vão pretender participar!

Imagem

Imagem

ImagemImagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Visite o tópico do evento com muitas fotos e vídeos dos participantes… Link para o tópico