Moderador: Raul Costa

Ajuda mitsubisihi pajero 3.2 DID AUTO

Mensagempor Joao Vilas Boas » 18/set/2017, 20:47

Ola a todos. Preciso da vossa ajuda.
Tenho um mitsubihi pajero 3.2 DID automatico de 2000. Sou de Braga.
Preciso que me ajudem a tentar solucionar dois problemas.
O primeiro:
O ponteiro da temperatura anda completamente maluco. Sobe e desce mesmo com o carro frio.
Ja substitui o termoestato. Limpei radiador e nada.
O segundo:
A tracao as 4 engrenam mas nao passam a lentas. E as luzes no quadrante nao actualizam conforme a alteracao. Seja 2wd,seja 4wd.
Ja aconteceu a alguem? Alguem tem um jipe deste ou me pode aconselhar?
Mais uma vez obrigado por toda a ajuda que poderem dispensar.
Joao Vilas Boas
Membro Novato
Membro Novato

Registado: 05/set/2017, 11:50
Viatura: Mitsubishi Pajero 3.2 DID Auto

Re: Ajuda mitsubisihi pajero 3.2 DID AUTO

Mensagempor Joao Vilas Boas » 21/set/2017, 21:53

Entao pessoal? Ninguem menpode ajudar?
Joao Vilas Boas
Membro Novato
Membro Novato

Mensagempor jalvesan » 28/set/2017, 22:51

Olá João,

efetivamente, a caixa transferência do Pajero did é caprichosa, necessita de exercício diário.

Procura fazer os testes em terreno arenoso ou no mínimo em terra.

Começa por exercitar o 4H em alcatrão, em andamento leva a alavanca da posição 2H para a posição 4H, ajuda a entrar o 4H se acelerares um pouco.

Funciona bem até 90~100km/h.

De seguida, no alcatrão a DIREITO ou na terra leva a alavanca para a posição 4HLc, previamente levantas o pé do acelerador e deixas o carro rolar até que entre o 4HLc.

Na terra, já podes ligar o bloqueio traseiro, ajuda se o carro estiver em movimento até 8~10km/h.
Rola um bocado com o bloqueio traseiro sempre A DIREITO.

Pára, imobiliza o Pajero, travão de serviço atuado e move a alavanca para a posição 4LLc, normalmente as luzes piscam 2 a 3 vezes sinalizando a mudança para as redutoras.

Se ficarem a piscar mais do que 5 ou 6s (vá no início espera até 10s), recua a alavanca para 4HLc, desloca o carro um pouco, pára, imobiliza com o travão (senão não entra de todo) e volta a colocar a alavanca na posição 4LLc e espera 1 a 2s pelo terminar do pisca das luzes.

O que é que pode correr mal?

Num did citadino, a falta de exercício regular da alavanca selectora faz com que o sistema não funcione da melhor forma quando é solicitado.

Habitua-te a "exercitar" a caixa sempre que tenhas oportunidade (por exemplo a sair de um parque de estacionamento com o piso em terra)

Estou convencido que, muitas vezes, as relações entram como solicitado, mas as válvulas que detetam o movimento estão empenadas do tempo ou com sujidade e não detectam correctamente as alterações da caixa.

Por isso é importante que tentes perceber se os bloqueios central e traseiro efectivamente entram.

Como?

Observando o rasto dos pneus na terra e ouvindo atentamente alterações no som do rolamento dos pneus devido à entrada dos bloqueios.

Quanto às redutoras, percebe que o carro se torna muito mais lento para a mesma rotação de motor (atenção que a caixa auto muda a relação e não te apercebes que vais em 2ª quando, àquela velocidade, costumas seguir em 1ª).

Para um novato no did (ou noutro jipe qq) perceber estas pequenas nuances, pelo só te posso dizer para "treinares" o teu Pajero, ele vai devolver quaando mais necessitares, ou seja no matto.
jalvesan
Membro Novato
Membro Novato

Registado: 09/nov/2016, 20:55
Viatura: Mitsubishi Pajero 3.2did

Mensagempor jalvesan » 28/set/2017, 22:53

Quanto ao ponteiro da temperatura, isso costuma ser um problema no quadrante do pajero.

Arrisca tirar o quadrante, abrir o quadrante e substituir uma pequena resistência smd.

No meu, curou o problema.

vê aqui: https://www.youtube.com/watch?v=JMI0_TezfwQ
jalvesan
Membro Novato
Membro Novato

Mensagempor Joao Vilas Boas » 03/Oct/2017, 16:27

jalvesan Desde já o meu muito obrigado. Foste a única alma a poder ajudar-me.

O 4h entra bem, até poruqe sinto logo a direcção mais pesada. Esse não é o problema.
O problema mesmo são as "lentas". Posso passar para 4HLc ou 4LLc, não faz rigorosamente nada. As Luzes piscam continuadamente, até porque elas mesmo em 2h piscam com se tivessem em 4h com bloqueio e vice versa. Não estão sintonizadas com as luzes de aviso no quadrante.

Obrigado pela dica do quadrante. Vou experimentar.

Entretanto já agendei um check up num concessionário Mitsubishi onde espero que me possam identificar o problema a orçamentarem a reparação.

Mais uma vez muito obrigado. Já agora, sou de Braga, se conheceres alguém para estes lados que possas recomendar agradeço.
Joao Vilas Boas
Membro Novato
Membro Novato

Mensagempor jalvesan » 03/Oct/2017, 18:43

Na mitsubishi prepara-te para uma conta choruda.

Quando tratares do quadrante, tem cuidado quando colocares a "tampa" branca novamente no lugar, sê muito delicado e apoia com os dedos no lado do quadrante o local onde estão os encaixes.

Já não me recordo bem, mas lembro-me que quase se furou a superfície visível do quadrante devido a não ter apoiado aquela zona.

É fundamental encaixar bem para que fique tudo a funcionar.

A redutora 4LLC só entra se:

1. o carro estiver imobilizado e com o pedal de travão de serviço bem pressionado
2. a alavanca seletora na posição N

No meu Pajero, o bloqueio traseiro normalmente só entra à segunda tentativa (quando oiço o compressor trabalhar uma segunda vez ainda com a luz a piscar).

É sinal de que algo não está completamente bem, mas estou convencido que seja a "válvula" detetora do bloqueio acionado e como o bloqueio tem entrado 99% das vezes em que foi solicitado...
jalvesan
Membro Novato
Membro Novato

Mensagempor É mta POTÊNCIA né!!! » 07/Oct/2017, 18:43

Que melhor do que alguém que sabe do que fala para poder ajudar ;-)
TOYOTA POWERED BY XS5
É mta POTÊNCIA né!!!
Equipa Portugal 4x4
Equipa Portugal 4x4

Registado: 11/Oct/2011, 15:06
Viatura: Toyota KZJ 90

Fórum Estatísticas do Fórum:

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Opções

Voltar para Mecânica